terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Nos Domínios da Mediunidade - Capítulo 2

Neste capítulo, André Luiz nos fala do Psicoscópio, aparelho utilizado para analisar as vibrações de um Espírito, sem a necessidade de se utilizar a concentração mental.

Seguem as lições apreendidas no capítulo.

2
O Psicoscópio


1-... psicoscópio, de modo a facilitar-nos exames e estudos, sem o impositivo de acurada concentração mental.
2-Destina-se à aus¬cultação da alma, com o poder de definir-lhe as vibrações e com capacidade para efetuar diversas observações em torno da matéria —
3-Funciona à base de eletricidade e magnetismo, utilizando-se de elementos radiantes, análogos na essência aos raios gama. É constituído por óculos de estudo, com recursos disponíveis para a microfotografia.
4-Analisando a psicoscopia de uma personalidade ou de uma equipe de trabalhadores, é possível anotar-lhes as possibilidades e catego¬rizar-lhes a situação. Segundo as radiações que projetam, planejamos a obra que podem realizar no tempo.
5-espectroscópio permite ao homem perquirir a natureza dos elementos químicos, localizados a enormes distâncias, através da onda luminosa que arrojam de si, com muito mais facilidade identificaremos os valores da individua¬lidade humana pelos raios que emite.
6- Se a maioria permanece empenhada na extensão do bem, a minoria encarcerada no mal distancia-se do conjunto, pouco a pouco, por ausência de afinidade.
7-Sabe-se, atualmente, na Terra, que um grama de rádio perde a metade do seu peso em dezesseis séculos e que um ciclo¬tron, trabalhando com projetis atômicos acelerados a milhões de electrons-volt, realiza a transmutação dos elementos químicos, de imediato Quinze minutos de prece, quando não sejam de palestra ou leitura com elevadas bases morais. Sabem que não devem abordar o mundo espiritual sem a atitude nobre e digna que lhes outorgará a possibilidade de atrair companhias edificantes e, por esse motivo, não comparecem aqui sem tra¬zer ao campo que lhes é invisível as sementes do melhor que possuem.
8- todas as expressões de matéria física assumiam diferente aspecto, destacando-se a matéria de nos¬so plano.
9-Teto, paredes e objetos de uso corriqueiro re¬velavam-se formados de correntes de força, a emi¬tirem baça claridade.
10-Detive-me na contemplação dos companheiros encarnados que agora apareciam mais estreitamente associados entre si, pelos vastos círculos radiantes que lhes nimbavam as cabeças de opalino esplendor.
11-Desse colar de focos dourados alongava-se extensa faixa de luz violeta, que parecia contida numa outra faixa de luz alaranjada, a espraiar-se em tonalidades diversas que, de momento, não pude identificar, de vez que a minha atenção estava presa ao circulo dos rostos fulgurantes, visívelmente unidos entre si, à maneira de dez pe¬queninos sóis, imanados uns aos outros. Reparei que sobre cada um deles se ostentava uma auréola de raios quase verticais, fulgentes e móveis, quais se fossem diminutas antenas de ouro fumegante. Sobre essas coroas que se particularizavam, de companheiro a companheiro, caíam do Alto abun¬dantes jorros de luminosidàde estelar que, tocando as cabeças ali irmanadas, pareciam suaves corren¬tes de força a se transformarem em pétalas micros¬cópicas, que se acendiam e apagavam, em miríades de formas delicadas e caprichosas, gravitando, por momentos, ao redor dos cérebros em que se proziam, quais satélites de vida breve, em torno das fontes vitais que lhes davam origem.
13- por intermédio do esforço próprio no bem e no estudo nobremente conduzido, adquiri¬ram elevado teor de radiação mental.
14-todas as substâncias vivas da Terra emitem energias, enqüadradas nos do¬mínios das radiações ultravioletas?
15- Po¬dem, desse modo, projetar raios mentais, em vias de sublimação, assimilando correntes superiores e enriquecendo os raios vitais de que são dínamos comuns.
16- para maior limpidez da definição, cha¬memos-lhes raios ectoplásmicos,
17 é ainda na base deles que se efetuam todos os pro¬cessos de materialização mediúnica,
18-O estudo da mediunidade repousa nos ali¬cerces da mente com o seu prodigioso campo de radiações.

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante o resumo de alguns aspéctos deste capítulo. Acrescentaria as características do grupo visitado e sua importância para sintonia com os Espíritos superiores.

Blog do Lucilius disse...

Bem lembrado. E isso é bem ressaltado no capítulo, quando relatam a sintonia exposta através das emanações luminosas dirigidas uns aos outros. No capítulo 3 André nos apresenta cada um dos componentes e suas características.